13/09/2016

PRESS RELEASE - A Brabender Technologie resolve o problema de alimentação e dosagem de fibras

A Brabender Technologie resolve o problema de alimentação e dosagem de fibras

Duisburg, setembro de 2016 - com seu novo alimentador de fibras, a Brabender Technologie está desbravando novos caminhos para a alimentação de fibras longas e desiguais. Enquanto alimentadores convencionais costumam ser restritos a feixes de fibras curtas e compactas, como por exemplo fibras de vidro, o novo alimentador é capaz de dosar com precisão fibras naturais, fibras de madeira, fibras longas de carbono e chips de filme.

Novos campos de aplicação

Um dos principais campos de aplicação do novo alimentador de fibras pode ser a reciclagem de tiras de filmes moídas. São materiais residuais do processo de produção de filmes plásticos, onde as bordas dos filmes são cortadas por refiladoras, gerando 10-30% de aparas de material intacto, cujo reaproveitamento tem sido difícil até agora. O novo alimentador permite fazer a realimentação das aparas moídas remanescentes do processo de produção de filmes. A reciclagem economiza recursos e otimiza o processo de produção.

Alimentação de fibras naturais é outro campo de aplicação. O alimentador de fibras é capaz de dosá-las confiavelmente, com precisão e continuamente na produção de compostos carregados ou compósitos reforçados com fibras de madeira. As fibras de carbono são igualmente difíceis de reciclar. Usadas como reforços, elas são laminadas sobre componentes por meio de rolos aplicadores. Materiais e sobras remanescentes são descartados, cuja disposição é cara. O alimentador é projetado para que os remanescentes, bem como as fibras recicladas, possam continuar a serem usados repetidamente.

Funcionalidade

A alimentação de fibras longas é possibilitada por meio de uma rosca de fibras especial, um grande silo de paredes íngremes com novo design e posição especial do agitador rotativo interno no silo. "Este projeto exclusivo e inovador promove fluxo forçado do ingrediente para a rosca dosadora", explica Norbert Marek, que forneceu a ideia para o alimentador de fibra. Considerando que as características de fluxo dos ingredientes diferem significativamente, detalhes de design variam em cada caso. A empresa mantém a confidencialidade em relação à construção exata do alimentador.

No entanto, o que não é nenhum segredo, é como o sistema de controle é importante para a alimentação confiável de fibras. A relação entre a velocidade da rosca dosadora e da velocidade do agitador rotativo é essencial. "Nossos controladores CM Plus ou CB Plus são responsáveis por isso", salienta Norbert Marek. A proporção ideal entre as velocidades da rosca e do agitador pode ser determinada em ensaios no laboratório de teste da Brabender e podem ser individualmente ajustadas durante o start-up do alimentador.

Atingindo o ponto certo no Mercado

"Estamos certos de que atingimos o ponto certo no mercado com esta inovação", afirmam Vohwinkel Horst e Bruno Dautzenberg, ambos os diretores. "Com o alimentador de fibras, não estamos apenas resolvendo um problema de alimentação bem conhecido, mas também estamos abrindo novos caminhos e formas de processamento de materiais que até agora eram considerados não-alimentáveis."

Brabender Technologie estará apresentando seu alimentador de fibra na feira K 2016 em Dusseldorf, de 19 à 26 de outubro, no pavilhão 10, estande A41.

Você pode encontrar imagens para download em nosso Media Center:

Brabender Technologie: Products (brabender-technologie.com)

Contatos:

Herbert Ghirardello